11Ads 468x6


DARÁ TEMPO???

NATAL 2014 »
Saiba como está Natal há dois anos da Copa do Mundo


Diário de Natal

Este domingo, dia 1º de janeiro de 2012, marca o início, além de um novo ano, de uma fase decisiva nas obras em Natal visando a Copa do Mundo Fifa de 2014, que será realizada no Brasil e contará com 12 cidades-sedes. Depois de uma série de atrasos e incertezas durante o processo licitatório para construção da Arena das Dunas, estádio natalense para o Mundial, o governo inicia o ano comemorando o fato de ter conseguido antecipar o início da fase de fundações do novo estádio em 25 dias. Em contrapartida, as obras de mobilidade, que estavam previstas para ter começado em 2011, ainda não saíram do papel. O Poti fez um levantamento dos preparativos da capital potiguar para a Copa, que começará daqui a exatos 983 dias.

Para começar, a Arena das Dunas é o principal empreendimento da cidade para o Mundial e termômetro das obras da Copa em Natal.
O primeiro ano das obras terminou com quase 15% das obras concluídas, faltando o restante para ser finalizado em mais dois anos, já que a Fifa instituiu que os estádios das cidades-sedes devem ser entregues até dezembro de 2013 - o Castelão, em Fortaleza, já está com quase 50% das obras finalizadas. Segundo o titular da Secretaria Extraordinária Assuntos Relativos à Copa (Secopa), Demétrio Torrres, a cada novo dia do calendário de obras da arena os engenheiros tentam otimizar o tempo de trabalho e diminuir o prazo final de entrega da empreitada, mas sempre trabalhando dentro de um quadro de possibilidades, entre elas, eventuais atrasos.


Ainda tentando recuperar a série de atrasos sofridos na fase de licitação da Arena das Dunas, a governadora Rosalba Ciarlini acredita que 2012 será o ano de avançar nos preparativos da Copa e comemora os resultados obtidos no seu primeiro ano à frente do governo do Estado, reforçando o fato de Natal ter se garantido como apta a receber o Mundial em 2014. "Em 2011 resgatei e consolidei a realização da Copa do Mundo da Fifa Brasil 2014 aqui em Natal. Agora estamos avançado com as obras da Arena das Dunas com o cronograma de obras inclusive sendo antecipado. A Copa em Natal agora sim vai acontecer", disse.

Responsável pelas obras de mobilidade, considerado por muitos o grande complicador da Copa em Natal, a prefeita Micarla de Sousa diz que entra em 2012 com o pé direito em relação à mobilidade urbana e que este não é um calo nas obras visando o Mundial. "Natal já garantiu definitivamente os R$ 300 milhões das obras de mobilidade", disse o secretário de comunicação Jean Valério. Prometendo o início das obras para fevereiro, no máximo, ele salientou ainda que, a conquista do investimento foi a parte mais difícil em relação às intervenções de mobilidade e que 2012 será o ano da administração municipal correr contra o tempo para garantir as melhorias na cidade.

Sobre as desapropriações dos mais de 700 imóveis que se encontram nas áreas onde haverão intervenções no trânsito, o secretário minimizou a questão e disse que isto é apenas um ponto do processo. "As desapropriações serão feitas e as pessoas indenizadas", afirmou.

Renovação
Este ano de 2012 também deverá ser marcado pela renovação no gerenciamento da Copa em Natal. Dentro de uma reforma administrativa programada pela Prefeitura Municipal já para o primeiro bimestre do ano, o ex-árbitro baiano Rodrigo Cintra deve deixar a Secretaria Municipal do Esporte, da Juventude, do Lazer e da Copa do Mundo Fifa 2014 (Secopa municipal).

Cintra tem recebido muitas críticas em relação ao seu modelo de gestão e inclusive foi ouvido pela Comissão Especial de Inquérito que investigava a existência de possíveis contratos irregulares da prefeitura com empresas privadas. Através dele, a Secopa municipal - antiga Sejel - fechou um contrato de quase R$ 1 milhão com uma organização com filial em Salvador, a De Peito Aberto Inventivo ao Esporte. Para sua vaga, José Vanildo, presidente da Federação Norte-rio-grandense de Futebol (FNF) é o nome mais cotado.

0 Comentários: