11Ads 468x6


Cearense preso por furtar livros para estudar medicina


Uma história vem emocionado os policiais do 26º Distrito Policial de Fortaleza/CE. Um jovem de apenas 20 anos foi preso por furtar livros que ele iria usar para estudar para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem).

O rapaz estava preso há dois meses porque não tinha dinheiro para pagar a fiança de R$ 880. O jovem, não identificado, foi solto nesta terça-feira (14), após conseguir o alvará de soltura. 

A reportagem foi publicada pelo Jornal O Povo, do Ceará. Segundo a defensor público Emerson Castelo Branco, o jovem concluiu o ensino médio e planejava cursar medicina, no entanto, não tinha dinheiro para comprar os livros de preparação para a prova. 

O material furtado pelo rapaz de uma livraria custava cerca de R$ 300. A prisão em flagrante aconteceu no dia 29 de abril. 

O caso causou comoção entre os que trabalham na delegacia. O rapaz não tem antecedentes criminais e teme ser expulso de casa pelos pais. 

"Acho que estão sendo os piores dias da vida dele. Ele não tem envolvimento com crime, a gente percebe. Ele ficou com muita vergonha e pediu que a gente não avisasse a família", relatou um policial ao O Povo. 

O defensor relatou que a fiança estipulada pela Justiça dificultou a liberação do rapaz. Bem como a portaria que tornou facultativas as audiências de custódia. “Expliquei para a juíza que, se ele tivesse o dinheiro para pagar uma fiança, compraria os livros. A fiança que foi fixada em um salário é bem maior do que o que foi subtraído", explicou o defensor. 

Agora, segundo Castelo Branco, o próximo passo é tentar travar o processo na Justiça para que a continuação dele não acarrete ainda mais problemas para o jovem. O defensor enfativa que o rapaz aprendeu a lição e que a continuação do processo acarreta desgaste e constragimento para o jovem e família. 

*Mossoró Hoje, com informações do Jornal O Povo/ via Nosso Paraná RN

0 Comentários: