11Ads 468x6


VOCÊ SABE O QUE É A ORDEM DEMOLAY ?


A Ordem DeMolay é uma sociedade fraternal juvenil e filantrópica, patrocinada pela Maçonaria, para jovens do sexo masculino com idade compreendida entre os 12 e os 21 anos. Fundada nos Estados Unidos dia 24 de março de 1919, em Kansas City, Missouri, pelo maçom Frank Sherman Land, é patrocinada e mantida pela Maçonaria, oficialmente desde 1921, que na maioria dos casos cede espaço para as reuniões dos Capítulos DeMolays e Priorados da Ordem da Cavalaria

A Ordem é inspirada na vida e morte do nobre francês Jacques de Molay, 23º e último Grão-Mestre da Ordem dos Templários, morto em 18 de março de 1314 junto a outros membros da Ordem por contestar as falsas acusações de pratica de diversos crimes, entre eles heresias e infidelidade à Igreja, arquitetadas pelo Rei Filipe IV de França, podendo-se acreditar que o motivo de tais acusações fosse a ambição de Filipe pelas posses da Ordem dos Templários, pois em caso de prisão, os bens do acusado passariam a pertencer ao Estado francês.

A Ordem DeMolay no mundo possui cerca de 4 milhões de membros, mais de 200 é mil no Brasil. A Ordem pode ser encontrada em países como: Argentina, Aruba (Países Baixos), Alemanha, Austrália, Bolívia, Brasil, Canadá, Colômbia, Estados Unidos, Filipinas, França, Guam (Estados Unidos), Itália, Japão, México, Panamá, Paraguai, Peru e Uruguai.

PRINCÍPIOS
Os princípios da Ordem são baseados em virtudes como a fraternidade e o companheirismo, incentivando cada membro a trilhar seu caminho seguindo preceitos, que são considerados pela Ordem, diferenciais na vida de um líder e determinantes para seu destino.

Os baluartes da Ordem são a defesa das Liberdades:
  • "Religiosa" representada pelo Livro Sagrado.
  • "Civil", representada pela Bandeira Nacional.
  • "Intelectual", representada pelos Livros Escolares.

Assim prescreve a ética de um DeMolay:
  • Um DeMolay serve a Deus acima de tudo;
  • Um DeMolay honra todas as mulheres;
  • Um DeMolay ama e honra seus pais;
  • Um DeMolay é honesto;
  • Um DeMolay é leal a ideais e amigos;
  • Um DeMolay executa trabalhos honestos;
  • Um DeMolay é cortês;
  • Um DeMolay é sempre um cavalheiro;
  • Um DeMolay é um patriota tanto em tempo de paz quanto em tempo de guerra;
  • Um DeMolay sempre permanece inabalável a favor das escolas públicas;
  • Um DeMolay é o orgulho de sua Pátria, seus pais, sua família e seus amigos;
  • A palavra de um DeMolay é tão válida quanto sua confiança;
  • Um DeMolay, por preceito e exemplo, deve manter os elevados níveis aos quais ele se comprometeu.
SETE VIRTUDES CARDEAIS DE UM DeMolay

A Ordem DeMolay invoca sete luzes, simbolizando as sete virtudes cardeais de um DeMolay, que iluminam seus caminhos conforme passam pela estrada da vida, simbolizando tudo que é bom e correto, a base de suas vidas.
Amor Filial, Reverência pelas Coisas Sagradas, Cortesia, Companheirismo, Fidelidade, Pureza e Patriotismo.

GRAUS
Assim como a Maçonaria possui o Corpo das Lojas de Perfeição após as Lojas Simbólicas, a Ordem DeMolay também se divide em dois Corpos. O primeiro, envolve os dois primeiros Graus: o Grau Iniciático e o Grau DeMolay, podendo ser comparado às Lojas Simbólicas. O segundo envolve os graus históricos, filosóficos e honoríficos, que compõe da Ordem da Cavalaria.
Os Graus básicos da Ordem DeMolay são o Grau Iniciático e o Grau DeMolay. Os DeMolays desses graus trabalham em Capítulos. Os Graus da Cavalaria são trabalhados em Priorados.

COMO INGRESSAR

O processo de ingresso na Ordem DeMolay é um tanto quanto diferente, se comparado a outros grupos de jovens, pois o candidato deve ter entre 12 e 21 anos de idade e preencher alguns requisitos, como:
Ser do sexo masculino;
Crer em um ser superior; (um Deus)
Possuir disponibilidade de tempo para freqüentar as reuniões;
Ter aprovação dos pais ou responsáveis;
Preencher a lista das virtudes de um DeMolay;

“O grande objetivo de nossa Ordem é ensinar e praticar as virtudes que nos levam a uma vida pura, reta, patriótica e reverente, como a melhor preparação para a maioridade da qual nos aproximamos. Nós procuramos, sinceramente, ser melhores filhos, melhores irmãos e melhores amigos, para que, ao chegarmos aos anos da maioridade, possamos ser melhores homens.”

Capítulo Príncipe do Alto Oeste N° 213 – Pau dos Ferros/RN
http://oprincipedoaltooeste.blogspot.com.br/

0 Comentários: