11Ads 468x6


A Cidade e sua História "São Francisco do Oeste-RN"

A povoação organizada nas terras de Salamandra teve início quando Enéas Filgueira, seu proprietário, doou a Vicente Honorato Barreto, em 1942, uma faixa de terreno para a construção da capela em homenagem a São Francisco de Assis. Com a construção da capela, inaugurada no mesmo ano em missa celebrada pelo padre Carlos Theissen, o povoado de Salamandra começou a tomar forma e a expandir-se. Nessa época de pioneirismo, destaca-se a figura de Raimundo Nonato Leite, popularmente conhecido como Raimundo Marinho, que entregou parte de seu patrimônio para a consolidação de um núcleo populacional nas terras de Salamandra.


Salamandra é um batráquio caudoso, comum na Europa e ignorado no Brasil, que segundo a tradição atravessa as chamas de fogo sem se queimar. É desconhecida, porém, a relação do nome com a localidade.


No dia 22 de outubro de 1963, através da Lei número 2.966, Salamandra foi desmembrada de Portalegre, tornando-se município do Rio Grande do Norte. Quatro anos depois, em 24 de outubro de 1976, pela Lei número 3.522, o município mudou de nome para São Francisco do Oeste, em homenagem ao padroeiro.

0 Comentários: