11Ads 468x6


A Cidade e Sua História "SERRINHA DOS PINTOS RN"

Foi fundado em 17 de dezembro de 1893 pelo tenente coronel Agostinho Pinto de Queiroz.Em 1963 a povoação conquistou a condição de Distrito Administrativo em através da Lei nº 6492, de 30 de outubro de 1993 foi emancipado politicamente, desmembrando-se do município de Martins, o qual foi instalado em 1º de janeiro de 1997, que teve como primeiro prefeito o senhor LUIZ GOZANGA DE QUEIROZ, eleito em três de outubro de 1997. Seu companheiro de administração foi o senhor EDILSON GOMES DE OLIVEIRA. Com 127,2 km², equivalente a 0,23% sobre o Rio Grande do Norte. Esta a 9 quilômetros de distância de Martins e a 378 de Natal. O autor do Projeto de Lei que originou a Lei nº 6492/93, foi de autoria do deputado estadual JOSE PATRÍCIO DE FIGUEIREDO JÚNIOR, natural de Alexandria-RN, nascido a 2 de outubro de 1947, filho de José Patrício de Figueiredo Neto (ZUCA PATRÍCIO) e de Irene Maia de Figueiredo.

Nos últimos anos do século XVIII, o Tenente-Coronel Agostinho de Queiroz, posseiro da região, decidiu estabelecer moradia na localidade vizinha da Serra de Martins, iniciando o povoamento da área.

Serrinha dos Pintos/RN em destaque no Projeto Minha Cidade - InterTV Cabugi. Reportagem de Fabiano Morais e Zenóbio Oliveira
O povoamento recebeu o nome de Serrinha dos Pintos, uma referência comparativa entre a serra de menor porte onde está à localidade e a grande Serra de Martins, situada nas proximidades e ao colonizador pioneiro e desbravador, Agostinho Pinto. Com crescimento extremamente lento e a economia sempre voltada para a agricultura, o povoado só veio mesmo a surgir a partir da construção da Capela de Nossa Senhora de Salete, em 1942, pelo padre Valentim, quando as primeiras residências foram construídas ao seu redor. 

Em 1985, o povoado de Serrinha dos Pintos recebeu o título de Distrito Administrativo.
A Lei provincial nº 441, de 1 de abril de 1859, autorizava o presidente da Província do Rio Grande do Norte, Dr., ANTONIO MARCELINOO NUNES GONÇALVES (22º presidente da Província Potiguar, de 18/04/1858 a 04/10/1859) a despender três contos de réis, na construção do açude no lugar denominado de GRUTA DE ELKIAS. Por motivo, certo, de ordem técnica, veio a ter preferência vizinha de maior número de habitantes, ou seja, a comunidade de SERRINHA DOS PINTOS, abrangendo o sítio Lages, na estrada de Pau dos Ferros. E ainda, por lei nº 958, de 17 de junho de 1883, sancionada pelo então presidente, Dr. JOSÉ MOREIRA DA SILVA, consignava no orçamento provincial, na verba Obras Pública, a importância de quinhentos mil réis, para a conclusão do açude de Serrinhas dos Pintos, concluído em 1887.

Teria sido Vicente Jorge de Queiroz, elemento preponderante de sua primitiva construção. De capacidade de 500,00 metros cúbicos. Construiu, no entanto, uma fonte de abastecimento d´água durante muitos anos, alimentadora ao mesmo tempo dos sítios vizinhos. 

A ideia de reconstrução do reservatório público acentuava por vezes, dada à importância que o empreendimento representava para a região serrana. Uma comissão constituída por moradores da Serrinha, tendo à frente o deputado Jocellin Villar de Melo, aproveitando a visita que fizera o governador Aluízio Alves (11/8/1921 – 06/05/2006) ao município de Martins, em julho de 1961, solicitara do chefe do Executivo Estadual a reconstrução do açude de Serrinha dos Pintos, sendo prontamente atendido, o governador mandou proceder aos estudos necessários e organizar o orçamento dos respectivos trabalhos. A construção foi iniciada a 17 de dezembro de 1961 e concluída no dia 30 de março de 1962.

A capacidade do açude foi aumentada para 1.500.00 metros cúbicos d’água e a despesa elevaram-se a Cr$ 24.747.666,50. Logo se entendeu amplo e magnífico pato d’água, dando lugar à formação de várias comunidades rurais e de realização de abundantes pescarias, o que propiciou aglomeração de habitantes próximas da então futura cidade de Serrinha dos Pintos.

No dia 25 de junho de 2000, a cidade de Serrinha dos Pintos ganhou sua agência dos Correios. Antes dessa conquista a população local era atendida na agência de Martins, criada em 1º de abril de 1818. 
Pesquisado no oestepotiguar

0 Comentários: