11Ads 468x6


Estado firma convênio para oferecer cirurgias gratuitas

As cirurgias realizadas por otorrinolaringologistas através da Secretaria Estadual de Saúde Pública (Sesap) serão concentradas no Hospital Dr. Ruy Pereira, em Natal. O governo do Estado, através da Sesap, estuda um convênio de cooperação entre a secretaria e o Instituto Pedro Cavalcanti (IPC). De acordo com o secretário estadual de Saúde, Domício Arruda, e o diretor do hospital Ruy Pereira, Jaime César de Melo, não haverá custos extras para o Estado.

Com a justificativa de que há uma grande demanda para a área de otorrinolaringologia no RN e que o único hospital público que realizava as cirurgias eletivas é o Onofre Lopes, a Sesap resolveu firmar o convênio com o IPC. Segundo Domício Arruda, os profissionais, que realizarão as 60 cirurgias mensais de alta e média complexidades, são do quadro de servidores do estado e, por isso, não haverá necessidade para a contratação de mão-de-obra. O instituto, ainda segundo o secretário, vai disponibilizar equipamentos, como monitores de nervos periféricos, microscópio e microdebridador. "O instituto é beneficente. O objetivo dele é treinamento de pessoal e prestação de serviço à população", explicou o titular da Sesap.

Para a compra de material cirúrgico, a Sesap informou que já conseguiu a doação de R$ 150 mil através da Associação Brasileira de Otorrinolaringologia e Cirurgia Cérvico Facial (ABORLCCF). Além do aumento no número de atendimentos, há também a intenção de implantar uma Residência Médica em otorrinolaringologia, oferecendo duas vagas por ano a partir de 2012.
Fonte: Tribuna do Norte

0 Comentários: