11Ads 468x6


Brasileiros não fazem planos para se aposentar, mas são campeões de otimismo

Quase metade dos brasileiros se sentem despreparados financeiramente para a aposentadoria.

Mas quando perguntados se associam a vida de aposentado à ideia de aperto econômico, os brasileiros são - ao lado dos chineses - campeões de otimismo. Apenas 17% dizem que sim.

A aparente contradição é revelada pelo estudo "O Futuro da Aposentadoria" - feito pelo HSBC em 17 países e obtido com exclusividade pela Folha - que será divulgado amanhã.

Segundo Sérgio Jurandyr Machado, professor de administração do Insper, esses resultados parecem contraditórios, mas não são.

"O otimismo com o futuro é explicado pela boa conjuntura atual. Mas isso não muda o que eu considero um dos maiores defeitos dos brasileiros que é a incapacidade de se planejar".

Para Machado, isso ajuda a explicar por que os brasileiros são otimistas, mas, ao mesmo tempo, preocupados em relação ao futuro.

A visão é compartilhada por Fernando Moreira, presidente-executivo do HSBC Seguros. Ele acrescenta que, além da conjuntura animadora, o otimismo é um traço cultural dos brasileiros.

"Esse traço aparece em todas as pesquisas que fizemos até agora".

Mas ele ressalta que falta disciplina aos brasileiros:
"As pessoas acham que planejamento é importante, mas não têm disciplina".

O relatório do HSBC revela que um quarto dos brasileiros não sabem qual será sua principal fonte de renda durante a aposentadoria.

"Esse percentual é preocupante", afirma Moreira

Fonte:nominuto.com

0 Comentários: