11Ads 468x6


A cidade e sua História RN


Conheça a História de sua cidade.

História de Coronel João Pessoa-RN

Município do estado do Rio Grande do Norte, localizado na microrregião da serra de são Miguel, e próximo a serra de são José maior do RN; a população de acordo com o ultimo IBGE e de 4.760 h.

Na metade do século XVIII, deu início à formação do pequeno povoamento do Baixio Nazaré, no município de São Miguel, mais precisamente na Tromba do Elefante.

Baixio é o nome dado a vazante natural que fica entre os chamados aclives serrano, tem articulação climática que favorece boas plantações, apresenta terra rica em umidade devido às infiltrações das águas decorrentes do inverno, que ficam retidas pela estratégica posição da localidade. Talvez por causa destes fatores tenha surgido a vocação no Baixio de Nazaré para a produção agrícola e o interesse dos posseiros pela exploração da região

O grande animador da região o Sr. João Pessoa de Albuquerque, natural de São Miguel, tornou-se líder do povoado. Destacou-se como agricultor e negociante fizeram carreira na vida pública onde alcançou ampla popularidade. O título de Coronel da Guarda Municipal foi conferido como cortesia pelo seu destaque no povoado. De 1911 a 1913 João Pessoa foi Presidente da Intendência, deputado nas Constituintes de 1915 a 1926 e coordenou a defesa local contra a invasão da coluna revolucionária em 1926.

Através da Lei nº 3.005, de 19 de dezembro de 1963, Baixio de Nazaré desmembrou-se de São Miguel por força política do Dr. Nivaldo Moreno Pinheiro que posteriormente tornou-se o primeiro prefeito eleito dessa cidade e a tornou na categoria de município com o nome de Coronel João Pessoa.

Hoje a cidade e conhecida em toda a região pelos seus pontos turísticos, e pelas festas que acontecem no decorrer do ano, como por exemplo, a do padroeiro são José e, o tradicional São Pedro, as pessoas da cidade são pessoas hospitaleiras ,que adoram receber os visitantes de toda a região.

Portal site blog CCNS fique por dentro dos fatos reais.

0 Comentários: