11Ads 468x6


Como reavaliar um aluno que não foi bem em uma prova ou trabalho?

[original_dif%25C3%25ADcil%255B4%255D.jpg]
Em casos de rendimento insuficiente, apenas aplicar outra avaliação ao estudante não resolve o problema – a não ser que a proposta inicial tenha sido inadequada.


A função de avaliar é identificar o que o aluno sabe e o que precisa aprender. Ao refletir sobre os resultados e como é possível fazer para ajudá-lo a superar as dificuldades, o professor reorganiza o ensino para ampliar as oportunidades de aprendizagem dele. Ou seja, o educador opta por estratégias didáticas e intervenções adequadas à criança, que sejam diferentes das já realizadas e que não foram eficazes. Em relação aos instrumentos avaliativos, é recomendado que o professor combine ao longo do processo propostas escritas e orais, além de produções coletivas e individuais, de modo a abordar diversas habilidades e competências, superando um modelos hegemônico de avaliação.

Lucas Machado Cardoso, Taquari-RS (Revista Nova Escola) 

0 Comentários: