11Ads 468x6


Pau dos Ferros: Curso capacitará vereadores e profissionais ligados ao Poder Legislativo do município e do Alto Oeste

O município de Pau dos Ferros irá sediar o Curso de Capacitação Para Vereadores, nesta quinta e sexta-feira, dias 23 e 24 de maio, respectivamente, das 8h às 12h e das 13h às 17h, no auditório do Colégio e Curso Evolução.

O objetivo do curso é capacitar vereadores no funcionamento do Processo Legislativo para otimização dos trabalhos de uma Câmara Municipal; e capacitar profissionais [advogados, assessores, contadores, controladores, etc] ligados ao Poder Legislativo e detentores de cargos públicos, sobre o processo político, social e econômico, em níveis decisórios; desde estratégias ao operacional.

As palestras serão ministradas pelo Advogado, Amilton de Almeida, graduado pelo CESUL, pós graduando em MBA Administração Pública e Gerência de Cidades pela UNINTER. O bacharel atua em todas as áreas do direito, mas com sólida experiência com o Poder Público.

O curso, cujas vagas são limitadas, é realizado pela Associação Nacional da Gestão Pública – Angesp, com o apoio do Deputado Federal Betinho Rosado.

As inscrições deverão ser feitas no local do evento ou através do site www.angesp.org.com. O curso não é pago. Os  interessados em participar doam, apenas, 2kg de alimentos.

O curso também será ministrado no município de Apodi, nos dia 24 e 25, e em Assu, dias 27 e 28.

Conteúdo Programático:

1º Dia

·        Hierarquia Legislativa;
·        O que é PEC, Lei Complementar, Lei Ordinária, Resolução, Decreto Legislativo, Requerimento, Indicação, Moção e Emendas;
·        Alteração de Lei Orgânica e do Regimento Interno; Tramitação dos Projetos Orçamentários (PPA, LDO, LOA), com orientação sobre a Propositura de Emendas;
·        O vereador pode apresentar Projeto de Lei? Qual?;
·        Correto funcionamento das Comissões Permanentes;
·        Comissões Especiais e Temporárias;
2º Dia
·        Técnica Legislativa na elaboração de proposições;
·        Regimento de Urgência;
·        Princípio da Irretroatividade das Leis – Segurança Jurídica;
·        Vigência e Revoração das Leis;
·        Sanção, Promulgação e Publicação;
·        Veto Total ou Parcial (Jurídico e Político);
·        Concessão com posterior doação de bem imóvel pertencente ao Poder Público e
.        Modelo de Proposições.
* Informações do Blog do Capote

0 Comentários: