11Ads 468x6


Dengue: 119 casos foram notificados em Pau dos Ferros


Ambulância quebrada e liberação de exames especiais só em fevereiro.
Secretaria de Saúde de Pau dos Ferros (Foto: Reprodução)
Em novembro de 2012 dados do Levantamento de Índice Rápido de Infestação por Aedes aegypti (LIRAa) do Ministério da Saúde apontaram que Pau dos Ferros e mais sete municípios tinham risco de surto da dengue. Na época, Pau dos Ferros apontava um índice de, 4,1%, ou seja, com índice de infestação maior que 3,9%, que é o aceito pelo Ministério da Saúde.

O ano mal começou e 119 casos foram notificados em Pau dos Ferros. Os Vereadores Kasumaro Kened (PMDB) e Tércia Batalha (PSB), visitaram nessa segunda-feira (21) a Secretaria de Saúde e em reunião com a secretária Tereza constaram que o carro fumacê ainda não foi solicitado, e que de acordo com secretária de saúde não é recomendado seu uso constantemente “devido ao desequilíbrio ecológico”, mas que solicitará a SESAP e que mutirões estão sendo realizados no combate a Dengue.

Os vereadores puderam constatar também que somente em fevereiro é que estarão disponíveis os exames especiais. Segundo Tereza só será possível pós chamada pública. Outra pauta foi a ambulância que está quebrada desde setembro de 2012, gestão do Prefeito Leonardo Rêgo, na época, o atual prefeito Fabrício Torquato era o secretário de saúde do município.

Todos os vereadores foram convidados para visita-reunião, mas apenas dois vereadores do grupo situacionista estiveram presentes; Gordo e Gugu Bessa, ambos do DEM. A vereadora Marta Pontes (DEM), justificou a ausência devido estar doente com dengue.

No ano passado, o Ministério da Saúde efetuou repasse de R$ 173,3 bilhões para os municípios investirem em ações de vigilância, prevenção e controle da dengue.
Informações do Site Tribuna do Alto Oeste 

0 Comentários: