Recentemente o Blog, RN Politica em dia 2012, responsável pelo encontro de Blogueiros e Administradores de Sites do Alto Oeste Potiguar, abriu uma espécie de concurso para a escolha de um logotipo (logomarca para os leigos) para o 3º encontro. Uma ideia bacana, de grande aceitação e participação por parte de e não Blogueiros. Eu mesmo participei e aprovei a iniciativa.
Porém notei que tanto a organização (idealizadores e jurados) quanto a maioria dos participantes não tinham conhecimento algum no assunto. O que somou em um resultado não muito satisfatório para aqueles bons entendedores. Mas antes ir ao X da questão, vamos entender um pouco sobre um logotipo?
Logotipo, ou logótipo, refere-se à forma particular como o nome da marca é representado graficamente, seja ele desenho ou tipografia (uma fonte) específica. É um dos elementos gráficos de composição de uma marca, algumas vezes é o único, tornando-se a principal representação gráfica da mesma... A expressão costuma ser confundida com o termo logomarca, que, embora tido como correto pela linguística é considerado por designers profissionais e acadêmicos um neologismo impreciso e incorreto.
Os logotipos também podem ser prescindindo da utilização de qualquer outro elemento gráfico adicional (símbolo) para compor a marca. O símbolo e o logotipo são formas de grafar a marca, de torná-la visualmente tangível.
Por exemplo, o Encontro de Blogueiros e Administradores de site, é uma marca o “3º Encontro de Blogueiros e Administradores de Sites” seja em desenho ou apenas tipografia é um logotipo, e caso aja algum outro elemento adicionado para complementar esse logotipo, é chamado de símbolo.
São comuns as pessoas se referirem ao símbolo como marca. Diz-se frequentemente: a marca da Coca-Cola ou da Fiat, quando, na verdade, a intenção é a referência ao logotipo da Coca-Cola ou da Fiat. Da mesma maneira, símbolos também são chamados de marcas e também é comum se ouvir referência à marca da Volkswagen ou da Mercedes-Benz, quando a designação correta seria símbolo.
Segue abaixo dois logotipos, de diferentes marcas;
Conforme o manual de diretrizes da marca (manual da marca), o símbolo da Eletrobras pode ser utilizado individualmente, ou seja, sem o acompanhamento do logotipo, já o da Líder Pré-Moldados proíbe que o símbolo seja usado individualmente, já o logotipo só, sim.
Então, antes de partir pra segunda parte, deu pra pegar ai mais ou menos o que é um logotipo(logomarca)? Acho que deu né, então vamos lá...
Após a criação de um logotipo para uma marca, vem à identidade visual, um conjunto de elementos formais que representa visualmente, e de forma sistematizada, um nome, ideia, produto, empresa, instituição ou serviço. Esse conjunto de elementos costuma ter como base o logótipo (aquilo que expliquei lá em cima, se você pulou aqui pra baixo, é bom voltar, pois vai acabar não entendendo), um símbolo visual e conjunto de cores. Tudo isso se resume em um Manual de Identidade Visual, que pode ser mais ou menos extenso em função da complexidade do contexto onde a marca a que se refere terá de funcionar.
Podemos tomar como exemplo, um manual para uma marca de uma agência de viagens poderá requerer menos especificações que, por exemplo, o manual para uma marca de uma rede de supermercados - onde neste caso, pode existir a necessidade de especificar as soluções de aplicação da marca em uniformes, veículos, embalagens, sinalização exterior, interior etc.
Acho que deu pra todo mundo entender que o logotipo é um e um símbolo é outro, e que juntos eles e juntos representam uma marca, e que depois de criado o logotipo vem um manual da marca e que dependendo do contexto ele pode variar e só depois é que a marca deve ser aplicada sobre outras peças, né? Então acho que já podemos pular para o X da questão.
Leia essa outra postagem (CLIQUE AQUI) que fiz, nela podemos encontrar desde o logotipo simples, descrição da mesma e aplicação.
Pois bem, após entendermos ao pé da letra o que é um logotipo e avaliando a boa parte do material enviado ao RN Politica em dia 2012, vimos que todos deram uma, digamos, fugidinha da coisa toda.
Sem conhecimento algum no assunto, a organização acabou deixando que boa parte dos participantes enviassem materiais de campanha, tal como banners. Então isso fez com que as chances para aqueles que enviaram apenas logotipos “LIMPO E SECO” diminuíssem, afinal, a avaliação aconteceu praticamente em cima de matérias prontos.
Por exemplo, pegue alguém que não tenha conhecimento algum no assunto, e o peça que eleja uma das duas imagens abaixo como a mais bonita...
(LOGOTIPO DA COCA-COLA)
(ANUNCIO DA COCA-COLA)
Não é atoa que 35 propostas foram enviadas a redação do Blog, queria ver se todos os participantes, inclusive a organização e os jurados, tivessem levado ao pé da letra a criação de um logotipo, talvez o número de propostas não tivesse passado das 15. Afinal, criar um logotipo não está só em criar um desenho, nele deve ser expresso valores e objetivos.
Do meu ponto de vista profissional, irei traçar aqui uma linha para entendermos melhor como deveria ter sido organizada essa escolha.
Primeiro os membros deveriam criar seus logotipos e os enviar para a redação, para que assim fosse avaliada, votada e escolhida. Talvez não fosse necessário criar um manual da Marca para esse projeto, sendo que é o 3º Encontro, e com a vinda do 4º, um novo logotipo devera ser criado, e assim sucessivamente. Então a criação de um manual complexo seria uma perca de tempo.
Após a escolha do logotipo, a organização deveria entrar em contato com o autor do mesmo e solicitar, enfim, a criação das peças publicitaria necessárias para divulgação do evento e marca que seriam: banners, camisas, faixas, etc... O que foi totalmente contrario.
Ainda entrei em contato com um dos membros dessa organização questionando a respeito, porém a resposta que tive foi a seguinte “Estamos correndo atrás de outros assuntos mais importantes pra gente, como juristas, jornalistas, advogados, juízes e outros. Nós temos que ainda por cima ir atrás de um especialista pra escolher um logo, desenho, banner, sinal de fumaça, etc e tal? Falo por mim, desculpe não havia tempo...” em outro trecho da conversa “por mim, você pode entrar na justiça e requerer sua inscrição de volta, pagava pra isso?” bom, e agora José? Vi que ficar quieto na minha e esperar o resultado final era mais vantajoso do que bater boca.
Outrossim, a votação foi o maior furdunço, um membro votou aqui e outro ali e o resultado que deveria ter saído no dia 25 de Janeiro, mais o resultado só veio ser dado mesmo no dia 4 de fevereiro. Acho que faltou ai comunicação por parte da mesa julgadora. O certo seria eles terem se reunido votado e discutido seus votos e finalmente anunciado o ganhador.
Bom, parabéns ao
filhododonodoRNPoliticaemdia2012
, ganhador e aos demais participantes, que mesmo sem um “pingo de noção e orientação” se empenharam ao máximo para enviar seus materiais, alguns bons e outros nem tanto, mais existe uma metáfora entre os Designers que é a seguinte “Colocar no portfólio a arte que VOCÊ escolheu, e não o cliente de um puta mau gosto.”. e dia 10 de março, em Portalegre não percam o 3º Encontro de Blogueiros e Administradores de Sites do Oeste Potiguar.
filhododonodoRNPoliticaemdia2012
, ganhador e aos demais participantes, que mesmo sem um “pingo de noção e orientação” se empenharam ao máximo para enviar seus materiais, alguns bons e outros nem tanto, mais existe uma metáfora entre os Designers que é a seguinte “Colocar no portfólio a arte que VOCÊ escolheu, e não o cliente de um puta mau gosto.”. e dia 10 de março, em Portalegre não percam o 3º Encontro de Blogueiros e Administradores de Sites do Oeste Potiguar.
E quanto à organização, parabéns pela iniciativa, pelo menos nisso vocês foram bons. Mais da próxima, peçam auxilio.
0 Comentários:
Postar um comentário