11Ads 468x6


As 7 principais pesquisas médicas do ano

 *Carne vermelha não faz mal ao coração
Estudos apresentados no 66º Congresso Brasileiro de Cardiologia, em Porto Alegre, em 19 de setembro, absolveram a carne vermelha, que por anos foi considerada um dos grandes vilões em relação às doenças cardíacas. As pesquisas concluíram que o alimento não faz mal, desde que consumido de maneira correta, ou seja, em porções de 150 gramas ao dia, sem gordura e fresca. Os estudos indicaram também que, embora não faça mal, a carne vermelha não oferece benefícios ao coração, como a carne de peixe

 


*Cerveja protege contra doenças cardíacas
Embora muitas pesquisas já tivessem associado o consumo moderado de vinho à diminuição do risco de doenças do coração, nenhuma havia atribuído a mesma característica à cerveja. Foi o que fez um estudo do instituto italiano Research Laboratories, da Fondazione di Ricerca e Cura Giovanni Paolo II, e divulgado em novembro. A pesquisa concluiu que beber uma caneca, ou 500 ml, de cerveja ao dia ajuda a proteger o coração. A bebida possui, além de baixo teor alcoólico, nutrientes que fazem bem ao sistema cardiovascular, como ácido fólico, vitaminas, ferro e cálcio.

*Celular e o câncer
Pela primeira vez, um órgão mundial de saúde associou o uso de celulares com o risco de desenvolver câncer

*Vacina contra HPV
Em outubro, um estudo publicado na revista New England Journal of Medicinetambém previne a maior parte das lesões pré-cancerosas anais em homens homossexuais. concluiu que uma vacina contra o papilomavírus humano (HPV) 

*Avanços na busca por uma vacina contra o HIV
Em setembro deste ano, o Conselho Superior de Pesquisa Científica da Espanha (CSCI) anunciou resultados promissores da primeira fase clínica de testes de uma vacina contra a aids em artigo publicado nos periódicos Vaccine e Journal of Virology. O estudo se voltou para uma vacina tanto preventiva quanto terapêutica. Os testes, feitos em pacientes saudáveis, demonstraram que 90% dos voluntários, após receberem a vacina, tiveram uma resposta imunológica eficaz contra o vírus HIV. Embora ainda esteja engatinhando, essa é a pesquisa mais avançada nos testes e também uma das mais promissoras, de acordo com os especialistas.

*Chocolate faz bem ao coração
No dia 29 de agosto, o Congresso da Sociedade Europeia de Cardiologia, realizado em Paris, divulgou uma notícia animadora para os amantes de chocolate. O consumo do alimento está associado à redução de 37% nas chances de males do coração e de 29% dos riscos de acidente vascular cerebral (AVC). Os pesquisadores avisam, porém, que o consumo deve ser moderado e cauteloso, já que o chocolate pode levar à obesidade. Nada é perfeito.

*Novos remédios contra hepatite C são mais eficazes
Após anos de pesquisa, ficaram prontas duas novas medicações para o tratamento da hepatite C. O boceprevir e o telaprevir são inibidores de protease, capazes de impedir a replicação do vírus e conter o avanço da doença. Os estudos finais dos remédios, apresentados no Congresso Brasileiro de Hepatologia, em setembro, indicaram que a taxa de cura é de 70% e 75%, respectivamente, enquanto os números do tratamento convencional são de 40% e 45%. Até agora, pessoas que sofrem de hepatite C são tratadas com o quimioterápico interferon associado ao antiviral ribavirina. Com a aprovação das novas drogas, esse tratamento deverá ser feito com terapia tripla: os dois medicamentos existentes e mais um dos novos. O boceprevir foi aprovado pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária em julho deste ano, mas ainda aguarda o processo da Câmara de Regulação do Mercado de Medicamentos (CMED). Já o telaprevir deverá ser aprovado pela Anvisa neste mês.
*Pesquisado no Veja Abril.Com 


 

0 Comentários: