11Ads 468x6


CIÊNCIAS E A SAÚDE: O perigo dos suplementos alimentares nos exercícios

Na pressa de ganhar músculos, frequentadores de academias de ginástica recorrem a produtos que são vendidos irregularmente como suplementos alimentares, mas contêm substâncias perigosas e que podem provocar dependência. É no esforço excessivo que está o perigo.

O que é mais preocupante é que eles podem conter substâncias potencialmente prejudiciais, como a ANDROSTENEDIONA, CREATINA E EFHEDRA.

ANDROSTENEDIONAS podem perturbar o equilíbrio hormonal do corpo quando é metabolizada em testosterona e estrogênio, e pode causar puberdade precoce e evitar o crescimento em adolescentes.

A ANDROSTENEDIONA ou “ANDROS” é um hormônio esteroide, ou seja, um de vários compostos formados no corpo durante a produção de testosterona (esteroide potente que trabalha para o crescimento dos músculos). Pesquisas apontam que andros provoca um aumento o colesterol nocivo, aumenta considerável aumento nos níveis de hormônio feminino estrogênio fato que poderia levar a feminilização masculina em longo prazo.

A CREATINA é uma substância fabricada pelo corpo que podem ajudar a gerar breves ímpetos de energia muscular durante os exercícios de determinados tipos de esportes. Ela também pode causar problemas renais em indivíduos sensíveis.

O EPHEDRA é uma erva que atua como um estimulante anfetamina (speed) e alguns pesquisadores julgam serem responsáveis por dezenas de mortes e ferimentos permanentes no corpo.

Os suplementos podem causar ainda efeitos colaterais. Entre os mais frequentes estão:

- sensação de formigamento nos pés e nas mãos
- alterações de pressão arterial
- taquicardia
- enjoo

- tontura
- desmaio
- dor de cabeça

O ideal dos exercícios é você fazê-lo da forma mais saudável possível e sempre com a ajuda de especialista. Se você for usar um suplemento nunca tome por conta própria, pois isso pode causar danos sérios e irreparáveis a sua saúde. Super saúde para você.

fonte: blog do Toinho 



 

0 Comentários: