11Ads 468x6


NÃO SEI, EU SEI...

Um dos primeiros passos importantes para o nosso amadurecimento e crescimento, seja na vida pessoal ou profissional, é não reconhecer que não sabemos tudo.

Um dos primeiros passos importantes para o nosso amadurecimento e crescimento, seja na vida pessoal ou profissional é não reconhecer que não sabemos tudo, é isso mesmo...

Quantas vezes determinada pessoa diz a alguém que quer aprender, mas não aceita a orientação de alguém mais experiente. Dizer “não sei” é uma tarefa difícil, temos uma certa dificuldade em reconhecer e admitir que não sabemos alguma coisa específica.

Quando lecionava principalmente para o ensino médio e até hoje me deparo com algumas pessoas angustiadas por não conseguirem se concentrar em determinadas tarefas principalmente em época de exames ou situações novas, o que acontece é que sem perceber essas pessoas dizem “eu sei” pensando que sabe mesmo e acaba que meio perdendo a motivação pois já tem em mente que sabe.Parece papo filosófico mas não é eheheh.

Confúcio, grande pensador chinês, costumava dizer que o mar recebe a homenagem de todos os rios porque se coloca em um nível abaixo deles, é isso que não acontece boa parte do tempo com o ser humano.

Segundo Roberto Shinyashiki, há basicamente duas maneiras de aprender:

1. “a primeira é descobrir tudo sozinho e arcar com todas as conseqüências e custos. Existem coisas que a gente só aprende assim. É por isso que os mestres do Oriente dizem que há coisas que você tem de aprender, mas ninguém pode lhe ensinar — como amar o próximo ou valorizar a vida.

2. A segunda maneira é pedir ajuda a alguém que já sabe o que você quer aprender. Então, novas possibilidades se abrirão. Todavia, para utilizar esse caminho, precisamos saber pedir. É preciso pedir com clareza, porque ninguém é obrigado a adivinhar nossas dúvidas e descobrir o que queremos. Também é preciso ter humildade para se colocar na posição de aprendiz e ser sábio ao escolher os orientadores mais adequados.

Um livro, um bom professor, um curso, um estágio podem encurtar o caminho e facilitar bastante seu aprendizado. Muitas vezes, um especialista é capaz de multiplicar por dez seus resultados apenas com uma pequena orientação.

É fundamental não repetir os erros que muita gente já cometeu. Não desperdice esforços com pseudossoluções que já se mostraram ineficazes. Não gaste seu tempo reinventando a roda. Se for para cometer erros, pelo menos cometa erros diferentes.

O problema é que apenas uma minoria gosta de aprender. Pior: muita gente quer ensinar aquilo que não sabe. “Isso costuma não funcionar muito bem.”

Ao longo da nossa existência vamos encontrar pessoas dispostas a ensinar, então aproveite bem o tempo destas pessoas e lembre-se que quem ensina não está ali para ser dócil ou amigável, mas para ajudar você a aprender o que ele sabe.

Ilana Louzeiro

Fonte: www.inforside.com.br/noticias

0 Comentários: