11Ads 468x6


Missa de Cinzas inicia o período da Quaresma


É tempo em que jejum, esmola e oração são exercícios fortes para mudanças nas mentes e nos corações.

O verdadeiro significado das "cinzas", celebrada ontem, quarta-feira, foi explicado durante a homilia na tradicional missa celebrada pelo arcebispo de Fortaleza, Dom José Antônio Aparecido Tosi Marques, na Catedral Metropolitana, que recebeu um bom número de fieis.

"Há festa que acaba em cinzas e existem cinzas que poderão transformar-se em uma eterna festa. Foram estas as palavras iniciais usadas pelo arcebispo Dom José Tosi durante a celebração.

"Estamos iniciando a caminhada quaresmal. São 40 dias que nos convidam à conversão da mente e do coração para celebrarmos a Páscoa do Senhor. Portanto, essa data não é de tristeza como a de um final de uma festa, a quarta-feira de cinzas representa o começo de uma festa. É de alegria e expectativa para entrarmos na Páscoa", pregou o arcebispo.

Em sua homilia o arcebispo de Fortaleza também interpretou a leitura do dia que convida a aproveitar o tempo favorável da Quaresma através de um período de penitência.

Lembrando o evangelho que nos ensina os exercícios e a importância da prática do jejum, da esmola e da oração, como forma de nos prepararmos para esse novo período.

Fraternidade

A Campanha da Fraternidade de 2011 também foi assunto abordado durante a liturgia na Catedral Metropolitana. Com o tema "Fraternidade e a Vida no Planeta", que é voltada para o meio ambiente, e o lema "A Criação Geme como em Dores de Parto", reflete também a preocupação da Igreja Católica com a questão ecológica, principalmente, no que se refere às mudanças climáticas na terra.

"Vamos firmar novo compromisso e nova consciência na defesa e proteção da vida do planeta", dizia a mensagem lida.

Fonte: Diário do Nordeste

0 Comentários: