11Ads 468x6


Série animais do Brasil: Papagaio Verdadeiro

Dando continuidade a série animais do Brasil, falaremos um pouco hoje sobre o papagaio verdadeiro, essa ave faz parte da família Psittacidae, as aves que fazem parte desta família são inteligentes e conseguem imitar a voz humana. Hoje há uma variação de nomes para o papagaio, desde louro a trombeterio, assim como é conhecido em Mato Grosso do Sul. Na distribuição geográfica eles estão presente em vários lugares do Brasil: Interior da América do Sul, do nordeste do Brasil, leste da Bolívia, Paraguai, até o norte de Argentina. Presente no interior do Brasil, no Nordeste (Piauí, Pernambuco e Bahia), Centro-oeste (Minas Gerais, Goiás e Mato Grosso) e no Sul, Santa Catarina (inclusive litoral) e Rio Grande do Sul.

Em sua classificação cientifica o reino do qual essa ave faz parte é Animalia, o filo Chordata, seu nome científico é Amazona(Francês) aestiva(Latim), que significa papagaio do Amazonas ou papagaio do calor da floresta amazônica. Seu comprimento varia entre 35 e 37 cm, o peso é cerca de 400g, esse tipo de ave se alimenta de sementes e frutos nativos. Se dintingue pela cabeça amarela, com azul-esverdeado na fronte e bochecha, narinas escuras, ombros vermelhos delineados com amarelo, asa com parte vermelha e extremos azul-escuro. Resto do corpo geralmente verde, mais claro entre o ventre e o rabo. Sua voz é bem típica: “krik-kiakrik-krik-krik”, “kréo”. É conhecido por ser um bom “falador”.


A subespécie o A. a. aestiva, da Bolívia, tem mais extenso o amarelo da face e o ombro é principalmente amarelo com uma pequena parte vermelha. A cor da íris dos adultos é amarelo-laranja no macho ou vermelho-laranja na fêmea, onde se destaca um fino anel externo vermelho, os imaturos têm íris marrom uniforme. O bico é negro no macho adulto.

Sua reprodução é entre março e setembro, quando os filhotes nascem permanecem no ninho que são feitos em rochas, troncos ou barrancos, pelo menos 2 meses até conseguirem voar e ir em busca de seu alimento, os papagaios chegam a idade adulta aos 5 anos, esse tipo de ave gostam de florestas úmidas e andam em bando mesmo sendo casais. 

Referências
*Wiki Aves, Papagaio verdadeiro - Disponível em http://www.wikiaves.com.br/papagaio-verdadeiro acesso em 31 jan. 2014
*Portal Brasil 500 Pássaros, Papagaio-verdadeiro - Disponível em http://webserver.eln.gov.br/Pass500/BIRDS/1birds/p118.htm Acesso em 18 mai. 2009
*Native Alimentos - disponível em http://www.nativealimentos.com.br/biodiversidade/especies_det.php?id=122 Acesso em 13 jun. 2009.
*Mahecha, José Vicente Rodríguez; Suárez, Franklin Rojas; Arzuza, Diana Esther; Hernández, Andrés Gonzáles. Loros, Pericos & Guacamayas Neotropicales. Panamericana Formas e Impresos S.A., Bogota D.C., 2005, Pág. 143.

0 Comentários: