Com a proximidade do carnaval, quando aumenta o consumo de bebidas alcoólicas, o Ministério da Justiça lançou uma campanha para conscientizar quem tem menos de 18 anos sobre os malefícios do álcool. Com o mote “Bebeu, perdeu”, a iniciativa também visa a sensibilizar os comerciantes a não vender o produto para crianças e jovens - prática criminosa que, de acordo com o Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA) pode ser punida com até quatro anos de prisão e multa.
Cinco vídeos publicitários apresentando jovens em situações vexaminosas
devido ao consumo de álcool (ressaca, desmaio, mal-estar, entre outras
situações que impede o jovem de aproveitar o carnaval) já disponíveis no
canal do ministério no YouTube vão ser exibidos em salas de cinema de
cinco cidades com forte tradição de carnaval de rua - Belo Horizonte,
Ouro Preto (MG), Recife, Rio de Janeiro, Salvador - onde também serão
divulgados outdoors e painéis alusivos à campanha.
A estratégia de comunicação foi elaborada a partir dos resultados de uma
pesquisa encomendada à Universidade Federal de São Paulo (Unifesp).
Segundo o estudo, feito em 2010, 60% dos jovens estudantes do 6º ao 9º
ano do ensino fundamental e do 1º ao 3º ano do ensino médio, de escolas
públicas e particulares, responderam já ter consumido álcool ao menos
uma vez na vida. Desses, 15,4% tinham entre 10 e 12 anos, e 43,6% entre
13 e 15 anos.
"A questão do [consumo] de álcool é delicada. Na adolescência, então, é
delicadíssima. Por isso fazemos um apelo a todos os comerciantes para
que cumpram a lei e não vendam álcool a menores de 18 anos. Apelamos aos
gestores locais para que se empenhem na fiscalização e, evidentemente,
aos adolescentes, para que percebam que a vida pode ser curtida com
muita alegria e felicidade sem o consumo de álcool", disse o ministro da
Justiça, José Eduardo Cardozo.
De acordo com o secretário nacional de Política sobre Drogas, Vitore
Maximiano, os dados sobre o consumo de álcool por menores de 18 anos é
preocupante, principalmente porque, embora a pesquisa da Unifesp não
aponte, sabe-se que muitos desses jovens têm acesso à bebida no ambiente
doméstico, na companhia de parentes.
"Há casos de o álcool ser oferecido pela própria família, o que acaba
estimulando o consumo. Isso nos preocupa muitíssimo", disse o
secretário. Ele informou que a secretaria oferece a educadores de todo o
país um curso de capacitação para que os profissionais saibam
identificar e lidar com essa situação. As inscrições para as novas
turmas estão abertas até a próxima sexta-feira. Estão sendo oferecidas
100 mil vagas em todo o Brasil e os cursos são ministrados por algumas
das principais instituições universitárias do país. Os interessados
podem ter mais informações na secretaria, pelo telefone (61) 2025.7200
ou pelo site www.senad.gov.br.
O custo de produção dos cinco vídeos institucionais e de veiculação de
todas as peças publicitárias, incluindo outdoors e painéis, alcançou R$ 5
milhões. Nas emissoras de TV comerciais, no entanto, os vídeos serão
exibidos como propaganda institucional gratuita.
@folhadosertao
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