11Ads 468x6


A Cidade E Sua História " Pedra Preta RN"


Em outubro de 1736, quando Rodrigo Alves Carneiro recebeu uma Data de terra situada no rio da Pedra Preta, também chamado de riacho Pajeú, estava iniciando-se um futuro povoado.
século XVII, o crescimento daquela área na atividade pastoril foi considerado muito bom. Este resultado devia-se ao grande movimento em torno da região onde futuramente seria o município de Lajes. Mas no século XIX, Pedra Preta estabiliza-se e mantém o ritmo lento de progresso.

Ao povoado chega a estrada de Ferro Central do Rio Grande do Norte, e com ela o desenvolvimento do território foi impulsionado pelo aumento populacional, por uma maior integração comercial e pela grande facilidade no escoamento da produção agrícola e pecuária. Em 14 de novembro de 1913, era inaugurada a estação ferroviária de Pedra Preta, foi dia festivo e que deu início a uma nova etapa na vida da povoação.

Em 1938, Pedra Preta passou à condição de vila do município de Lajes. Após vinte e cinco anos, no dia 19 de janeiro de 1963, por força da Lei nº 2.815, Pedra Preta desmembrou-se de Lajes, alcançou sua emancipação política e tornou-se um novo município do Rio Grande do Norte.

Fonte: idema.rn.gov.br

0 Comentários: