11Ads 468x6


Uso do celular no volante é a 4ª infração mais cometida no RN, diz Detran


Um grande amigo nas horas mais urgentes e um vilão do trânsito. O celular, um dos aparelhos mais usados no mundo, sempre foi alvo de polêmicas quando o seu uso se dá ao volante. Como se não bastasse, são muitos os usuários que aumentam a distração utilizando-se de ferramentas disponibilizadas no aparelho, como aplicativos e as redes sociais. De acordo com o Departamento de Estatística do DETRAN-RN, essa é a quarta infração mais cometida no estado. Só no ano passado, foram registradas 8,5 mil multas por dirigir com celular ao volante, correspondendo a 5% do total de multas aplicadas em 2011.

Embora comum, o ato de utilizar o celular durante o deslocamento pode causar sérios acidentes para motoristas e até mesmo pedestres, que correm o risco de serem atropelados ao atravessarem ruas falando ao aparelho. Uma pesquisa realizada pela Universidade de Utah, nos Estados Unidos, mostrou que falar ao celular causa, no motorista, o mesmo efeito de quatro doses de bebida alcoólica. É o que confirmam os diferentes motoristas e pedestres entrevistados pelo Diário de Natal/ O Poti.

Conversando com motoristas que passam o dia inteiro dentro do carro, é impossível não ouvir relatos de escorregadelas ao celular enquanto dirigem. "Afinal passamos o dia inteiro ao volante e muitas vezes é um cliente ligando e pedindo uma corrida", explica o taxista Estanislau Kostka, de 70 anos. O taxista confessa que o uso do celular enquanto dirige prejudica os seus reflexos, pois transporta a sua mente para outro espaço. "Os meus olhos estão na estrada, mas a minha mente está processando a conversa ao telefone. É difícil manter a concentração", explica.

0 Comentários: