11Ads 468x6


Edivan Silva o Pauferrense palestrante dá Entrevista Exclusiva com no Caderno UNIVERSO do Jornal OMossoroense RN

Considerado hoje como um dos melhores 25 palestrantes do país, uma vez que irá integrar o elenco de coautores da obra "A arte de se tornar um profissional cobiçado por todas as empresas", o pau-ferrense Edivan Silva prepara-se agora para reeditar e lançar mais um livro.

Formado em Economia pela Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (Uern) e Marketing pela Faculdade de Ciências, Cultura e Extensão (Facex), Edivan Silva conta nesta conversa com o Caderno Universo como sua carreira foi iniciada, e revela, entre outros pontos, quais são os elementos necessários para se tornar um bom palestrante. Acompanhe.

O Mossoroense: O senhor é considerado hoje um dos 25 melhores palestrantes do país. Como foi o início de sua carreira?
Edivan Silva: Todo início de carreira é marcado por dificuldades e apoio de pessoas verdadeiras. Assim, muitas pessoas estão presentes na trajetória dessa carreira de sucesso. Esses colegas nos ajudaram a crescer na motivação e no nosso plano de ações para nos tornar uma referência num mercado tão competitivo. Lembramos dos primeiros e-mails e apoios recebidos do Raul Candeloro e do saudoso Eduardo Botelho, que já faleceu, que prontamente tiraram as nossas dúvidas e nos incentivaram nessa carreira que só está completando nove anos.

OM: A que o senhor atribui esse reconhecimento alcançado?

ES: Atribuímos esse reconhecimento nacional à seriedade pela qual focamos esse desafio de motivar pessoas. Agradecemos enormemente àqueles que confiaram no nosso trabalho e aos participantes dos cursos, consultorias, capacitação profissional e palestras. Um agradecimento especial ao nosso leitor, motivo da nossa ação em escrever sobre esses temas tão importantes. Pelo deslocamento para as palestras, conferências, workshops, treinamentos e capacitações em diversos estado do país, tivemos a oportunidade de trocar ideias com muitos dos nossos assíduos leitores. Esses momentos mágicos foram de grande valia, pois somente assim sentimo-nos impulsionados ao aprimoramento do nosso trabalho.


OM: Quais são os elementos necessários para se tornar um bom palestrante, e onde Edivan Silva é mais requisitado?
ES: A essência do trabalho de um bom palestrante é tratar de temas que permeiam a atividade de todos que buscam atingir e superar metas pessoais e profissionais. Nas nossas atividades, o destaque é a ênfase na iniciativa e na motivação. Projetamos, desenvolvemos e implantamos soluções em treinamento personalizados para cada segmento, de acordo com briefing enviado pelo cliente. Palestras, cursos, seminários, workshops, capacitação profissional e motivação de servidores públicos, etc. são nossos produtos. A palestra, devido à sua linguagem, formato dinâmico e amplitude de aplicações, é o produto mais solicitado por nossos clientes. Nossas palestras despertam sensações, transformações e reflexões para serem debatidas, desenvolvidas e implementadas. Somos sempre lembrados e requisitados para convenções, feiras, congressos, reuniões anuais, semana pedagógica, etc.

OM: Quanto tempo em média duram suas palestras, e qual técnica o senhor utiliza para prender a atenção de sua plateia?
ES. A palestra varia aproximadamente duas horas, e claro que essa duração depende duma negociação prévia. Utilizamos de todos os recursos tecnológicos com a projeção de slides personalizados a empresa ou evento, com total interatividade com a plateia através de análises críticas sobre os conceitos, reflexões e muitas dinâmicas envolvendo todos os participantes. Sendo que sempre oferecemos uma palestra contextualizada com uso de imagens e vídeos bem-humorados inter-relacionados ao tema.



OM:Ao longo de sua trajetoria você destacaria alguma palestra em especial?
ES:Todas as palestras são especiais, pois com o dinamismo implantado é impossível não ser contagiado com o alto-astral dos participantes, mas uma em especial ficou marcada pela aplicação prática do conteúdo transmitido com o ensinamento das cinco chaves da iniciativa. Esse fato inusitado aconteceu em solo mossoroense, quando do início de uma palestra recebemos a informação da companhia energética local que nos informava de um provável desligamento geral de energia, só não poderia prever o horário real que isso iria acontecer. Fomos consultados pelo contratante e a nossa decisão foi que em respeito àquelas pessoas decidimos iniciar. Lá pela metade da palestra, em momento de uma dinâmica onde pedíamos aos participantes que olhassem nos olhos do colega ao lado, faltou energia e aí para a nossa surpresa todos acenderam seus celulares e a dinâmica ficou ainda mais interessante e com esse efeito pra lá de especial. Dali pra frente ficou apenas a nossa voz e uma acústica interessante e o público mais e mais interessado em assistir, ouvir e juntos transmitimos uma energia humana maravilhosa. Ao final fomos aplaudidos de pé e nesse momento a luz voltou e aí todos se emocionaram e relembraram as chaves da iniciativa e valorizaram o palestrante e o seu conteúdo prático no dia a dia e nas mais diversas situações.

OM: Suas obras estão quase sempre relacionadas à motivação...
ES: Já foi provado cientificamente que pensamentos afetam as emoções, e essas por sua vez influenciam nossas ações. É a partir delas que advém os resultados que alcançamos. Assim estamos sempre pesquisando os temas como a iniciativa e motivação para cada vez mais ajudar as pessoas a despertarem seu potencial e saírem da zona de conforto e praticar o otimismo em suas vidas. Poucas palavras exercem um fascínio tão grande sobre nossas mentes quanto essas duas.

OM: E o que significa exatamente ter iniciativa? Quais as principais características desse profissional?
ES: Iniciativa é a capacidade que todos nós temos de criar, iniciar projetos e conceber novas ideias, significa tomar uma decisão desafiadora. Ao contrário do que se pensa, ter iniciativa não é tão simples nem tão complexo. Ver o que todos veem, perceber o que quase ninguém percebeu e agir com antecedência, na confiança de um resultado que o futuro trará, não é uma ciência exata, mas é uma habilidade que podemos desenvolver com o tempo. As principais características de um profissional de iniciativa é saber anunciar, divulgar e tomar à frente uma ideia, não ser seguidor, mas líder, protagonista. Um profissional de iniciativa é antes de tudo sinônimo de ousadia, coragem e determinação.

OM: Quais serão os seus próximos trabalhos?
ES: Para este ano teremos a reedição do livro o poder da iniciativa, obra ampliada e atualizada. Esse livro orienta o leitor como sair da zona de conforto e praticar a iniciativa e o otimismo para ter sucesso na sua profissão e ter expectativas cada vez mais positivas com relação ao trabalho e a própria vida a partir dessa leitura, numa nova edição que está sendo preparada com muito esmero.

OM:Você sempre escreve para revistas e sites especializados, e recentemente recebeu um novo convite nacional. Conte sobre essa conquista.
ES:Através da consolidação desse trabalho fomos eleitos pela Editora Interagir como um dos palestrantes mais cobiçados pelas empresas, e o resultado será uma nova obra com participação ao lado de grandes nomes como: Sérgio dal sasso, Rudson Borges, Luciana Sessa, Valmir Fiel... A obra: "A arte de se tornar um profissional cobiçado por todas as empresas", de interagir será lançada no primeiro semestre deste ano e abordará artigos com dicas valiosas para impulsionar as carreiras em tempos de cenários tão concorridos!



OM: Para finalizar, deixe uma mensagem para os leitores do jornal O Mossoroense?
ES: Trace sua trajetória rumo ao sucesso, aproveite a oportunidade de tomar a iniciativa, faça o seu planejamento de ações e experimente a mudança, os resultados serão compensadores. Esteja sempre concentrado e comprometido com o seu ideal e aplique as ideias desta entrevista o mais rápido possível em sua vida, faça uso da "acabativa", um neologismo cada vez mais empregado para explicar porque as pessoas costumam desistir de seus projetos e sonhos na metade do caminho. Para finalmente alcançar o sucesso, saiba que devemos ter iniciativa, ousadia e criatividade.

Por: Maricelio Almeida
Entrevista a Fonte: Jornal o mossoroense 
Com o Pauferrense Edivan Silva

Portal CCNS
Comunicação Com Nossa Sociedade

0 Comentários: