11Ads 468x6


Programa Telessaúde receberá incentivo no RN

O Ministério da Saúde anunciou esta semana o investimento de R$ 3 milhões para que o Rio Grande do Norte implante o programa Telessaúde. O programa oferece às equipes de Atenção Básica teleconsultoria à distância, utilizando tecnologias de informação e comunicação.

O Telessaúde permite que profissionais de saúde troquem informações sem sair dos postos de atendimento, por meio de videoconferências e internet. A ferramenta, que integra regiões mais distantes aos grandes centros de pesquisa e referência, permite ações como uma segunda opinião médica, além discussão de casos com equipe multiprofissional. Isso evita deslocamentos desnecessários do paciente, qualifica o diagnóstico e permite a educação permanente dos profissionais de saúde.

No Estado o Telessaúde é uma parceria entre a Secretaria de Estado da Saúde Pública (Sesap), Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) e o município de Natal. Os valores destinados ao RN foram definidos pelo Ministério da Saúde por meio da avaliação do número de habitantes na região e pela quantidade de Equipes de Saúde da Família. No Rio Grande do Norte, 866 ESF atendem à população.

O projeto estadual do Telessaúde pretende iniciar o trabalho em 13 municípios e, posteriormente, chegar a 30 municípios do RN com 70 pontos de apoio, equipados com computadores com webcam, para as videoconferências e teleconsultorias, além de câmera fotográfica, para facilitar a discussão de casos clínicos com outros profissionais.

No estado o foco das ações será na redução da mortalidade infantil, saúde mental, urgência e emergência hospitalar e pós-hospitalar.
Nominuto.com

0 Comentários: